- Compreendo, Senhor – disse Caspian. Estava pensando que gostaria de ter tido uma ascendência mais honrosa.
- Descendente de Adão e Eva – tornou Aslam. – É honra suficientemente grande para que o mendigo mais miserável possa andar de cabeça erguida, e também vergonha suficientemente grande para fazer vergar os ombros do maior imperador da Terra. Dê-se por satisfeito.
C.S. Lewis – As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian
Mesmo que ainda esteja no 5º motivo para seguir o amor, acredito que o motivo definitivo é este, o amor é suficiente. Está simples expressão resume tudo o que Jesus veio dizer entre nós, todas as loucuras que Jesus veio dizer a um mundo que não estava preparado para ouvir.
Jesus, como o maior louco da história foi a única personalidade que baseou sua popularidade naquilo que a sociedade não queria ouvir. Jesus ignorou aquilo que qualquer um poderia aceitar e disse mensagens que só eram positivas aos marginalizados, rejeitados, doentes e impuros. Em certo momento Jesus deixou muito claro o fato de que ele veio para os impuros, doentes e rejeitados. E para estes ele trouxe apenas um remédio. O amor.

Mas a sociedade humana nunca foi inclinada a entender quem são os rejeitados. Após analisar tanto os 10 mandamentos toda a sociedade acabou por se acostumar com a ideia de que o crime descrito na lei define quem são os marginalizados, as doenças definidas por um conselho de medicina classificam os doentes, a falta de recursos financeiros definem os pobres e a falta de companhia define os rejeitados e toda a sociedade ficou como Príncipe Caspian, esperando ter uma ascendência mais honrosa, não ser misturada com o restante da humanidade.
Mas, o que Jesus disse é que apenas desejar o mal contra o próximo já é cometer um crime. Alimentar mágoas e amarguras no coração já nos torna doentes e não acumular tesouros onde ladrão não rouba e a traça não consome é ser pobre. Jesus veio nivelar toda a humanidade por baixo dizendo que todos erraram, todos pecaram. Mas Jesus também nivelou a humanidade oferecendo um remédio para qualquer problema, enorme ou pequeno. Uma borracha para qualquer caneta. Um sabão em pó para qualquer mancha. Um remédio ao alcance de todos.
Talvez o difícil de entender essa característica do amor de Deus seja porque não parece justo. Assassinos, corruptos, infratores tem acesso a mesma solução que nós, os socialmente ‘puros’. Um pouco do egoísmo da sociedade fica empregado em nossos costumes e fica difícil entender que Deus se importa com todos e que para Ele todos somos iguais. Também fica difícil crer que exista uma solução definitiva para todos os problemas.
E que está solução é o amor.