Morrer de amor não é difícil não
se atirar do edifício
Viver de amor é que é difícil
se atirar

Xote do edificio – Zeca Baleiro
É estranho quando percebemos que os ‘filhos das trevas’ estão falando verdades maiores do que nós, os ‘filhos da luz’. Desculpem-me as aspas mas, hoje é muito difícil definir quem é luz e quem é trevas, cada um julgue a si mesmo. Mas realmente dá uma sençasão estranha quando percebo que o mundo diz verdades que normalmente não dizemos, ou dizemos mas sem tanta destreza nas palavras. É o que senti quando ouvi o coro desta canção citada acima.

Não peço para você ouvir o restante da música porque não faz muita diferença, o segredo está nestes versos. E o segredo é muito simples de entender, mas difícil de se traduzir e de viver. O amor é um verbo, está é toda a verdade que precisamos para conseguir viver aquilo que Cristo propôs. O amor não é um verbo atual, aplicado no dia a dia, em todo o novo testamento ‘amor’ é apresentado como ação, não como sentimento.
No novo testamento ‘amor’ é apresentado como atitude (verbo), não como objeto (substantivo). Quando o novo testamento fala sobre o amor de Deus derramado sobre nos, não diz sobre uma coisa que caiu em cima de nós e está aqui, em cima das nossas cabeças exalando um cheiro diferente e nos fazendo sentir bem (sentimento), ele fala sobre o perdão que veio e nos limpou (atitude) independente da coisa que estava antes em nossas cabeças e tinha um cheiro estranho. Quando o novo testamento fala sobre amar ao teu próximo como a si mesmo não diz para que você sinta sua mesma estima egoísta por seu vizinho, amigo, próximo (sentimento), este trecho diz que devemos nos preocupar, interceder, falar, ajudar ao próximo como fazemos para nós mesmos.
O segredo no trecho desta canção está na diferença sutil entre as frases. Morrer por um sentimento não é difícil, é só se atirar do edificio. Viver para expressar este sentimento é que é difícil. Se atirar…